Após ter visto uma notícia sobre idosos que vivem sozinhos, fiquei preocupado porque cada vez existe idosos sozinhos em casa, a viver sós. A família não quer saber deles. Estes só lhes interessam para ficarem com o seu dinheiro, ou seja, ficam com as suas reformas.
Do pouco que vi nesta reportagem, pode ver uma senhora que estava trancada em casa, que vivia só, e que não sabia da chave para abrir a porta. Esta senhora já não estava muito bem a nível psicológico devido ter perdido a sua irmã. Esta senhora quando confrontada para saber onde estava a chave, dizia que a irmã é que a tinha dizendo "dá-me a chave!". Os senhores que estavam a intervir no caso, estavam preocupados porque a senhores estava a falar com uma pessoas que já tinha morrido. No dia seguinte, os senhores que estavam a tratar do caso,e um deles teve de subir por umas escadas e saltar pela janela. Quando lá chegou, não conseguiu encontrar as chaves. Uns dos seus colegas chamou as existentes sociais para que estas conseguissem encontrar um familiar, que tivesse a chave. Encontraram uma sobrinha, está uma cópia da chave. A sobrinha da senhora disse que a sua tia recusava os tratamentos psicológicos. Mais tarde conseguiram resolver o caso, e levar a senhora para um lar, onde pudesse ser tratada.
Outro caso, era um senhora que estava em casa e estava doente, e não podia sair de casa, por isso comprava imensos livros, jornais e revistas, para poder ocupar o seu tempo. Este senhora tinha centenas de livros em casa, que mais parecia uma biblioteca, o que a sua irmã também referia.
Outro caso, uma senhora que vivia numa casa, que estava a cair aos poucos. Esta senhora quando recebeu a intervenção dos técnicos da NISAC (Núcleo de Intervenção Social e de Apoio ao Cidadão), começou a chorar porque estes a estavam a ajudar, porque ninguém a ajudava, nem a sua própria família.
Isto preocupa-me, porque cada vez existem mais idosos a viver sozinhos em condições poucos favoráveis à sua saúde.
Será que a família destas pessoas não as podem ajudar?
Isto prova que cada vez mais em portugal, existe idosos sozinhos na solidão.
Sem comentários:
Enviar um comentário